Oi genteeee!
Estão aproveitando as férias? Demorei um pouco, mas apareci novamente no blog! Pois então aqui está um texto sobre um assunto que estudamos poucos dias atrás, ainda dentro do tema Mesopotâmia. Vimos que um dos povos mesopotâmicos foram os babilônios e eles tiveram um rei, chamado de Hamurábi, que escreveu um código de leis bastante importante. Para relembrar o que estudamos, segue abaixo um textinho sobre o Código de Hamurábi, retirado dos sites Sua Pesquisa e Infoescola:
O Código de Hamurábi é um conjunto de leis criadas na Mesopotâmia, por volta do século XVIII a.C, pelo rei Hamurábi da primeira dinastia babilônica. O código é baseado na lei de talião, “olho por olho, dente por dente”. A importância desse código reside no fato de este ter sido o primeiro escrito a reunir as leis, que até então eram passadas de geração em geração através apenas da fala. Ele foi todo escrito em uma pedra de diorito de cerca de 2,5 metros de altura que ficava inicialmente no templo de Sippar (uma das cidades mais antigas da Mesopotâmia), sendo que diversas cópias suas foram distribuídas pelo reino de Hamurábi.
O código trata de temas cotidianos e abrande matérias de ordem civil, penal e administrativa, como por exemplo, o direito da mulher de escolher outro marido caso o seu seja feito prisioneiro de guerra e não tenha como prover a casa, ou ainda a obrigação do homem de prover o sustento dos filhos mesmo que se separe da mulher, etc.
Vamos ver algumas outras leis que estão no código?
- Se alguém enganar a outrem, difamando esta pessoa, e este outrem não puder provar, então aquele que enganou deverá ser condenado à morte.
- Se uma pessoa roubar a propriedade de um templo ou corte, ele será condenado à morte e também aquele que receber o produto do roubo deverá ser igualmente condenado à morte.
- Se uma pessoa roubar o filho menor de outra, o ladrão deverá ser condenado à morte.
- Se uma pessoa arrombar uma casa, deverá ser condenado à morte na parte da frente do local do arrombamento e ser enterrado.
- Se uma pessoa deixar entrar água, e esta alagar as plantações do vizinho, ele deverá pagar 10 gur de cereais por cada 10 gan de terra.
- Se um homem tomar uma mulher como esposa, mas não tiver relações com ela, esta mulher não será considerada esposa deste homem.
- Se um homem adotar uma criança e der seu nome a ela como filho, criando-o, este filho quando crescer não poderá ser reclamado por outra pessoa.
E então, o que acham sobre o Código de Hamurábi? Interessante conhecer mais esse pedacinho da História, não acham?
Abraços!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esse espaço é seu! Pode comentar, elogiar, criticar e opinar, sempre usando o bom senso. Obrigada por participar!