quarta-feira, 1 de maio de 2013

Trabalho: História de Galante



Após assistirmos ao filme "Narradores de Javé" alguns alunos sugeriram fazermos um trabalho semelhante ao das personagens do filme e escrevermos a história do distrito de Galante, onde está situada a nossa escola e onde a maioria dos estudantes vive. Cada grupo pesquisou sobre a localidade, sua história, como as pessoas vivem, como é a geografia e a economia galantense, dentre vários outros aspectos interessantes.

O trabalho foi um sucesso! Alguns alunos fizeram maquetes, reproduziram literatura de cordel sobre Galante, fizeram ótimas pesquisas, entrevistaram pessoas do distrito e muito mais! Estão de parabéns! Sendo assim, coloco aqui um pouco do que aprendemos sobre Galante:

Galante é um dos 6 distritos de Campina Grande, na Paraíba, e fica localizado no extremo leste do município. Situa-se no planalto do Borborema, em uma região de superfície de ondulações suaves e médias, com altitudes em torno de 605m.Galante é um dos 6 distritos de Campina Grande, na Paraíba, e fica localizado no extremo leste do município. Situa-se no planalto do Borborema, em uma região de superfície de ondulações suaves e médias, com altitudes em torno de 605m. Fica a 18 km do centro de Campina Grande.

O lugar recebe seu maior público durante o São João de Campina Grande, considerado "O Maior São João do Mundo". Nesse período festivo é operacionado o Trem do Forró, famosa travessia de trem pelas serras do agreste rumo a Galante. É o "Expresso Forrozeiro", um trem com em média 800 passageiros que parte da estação velha em Campina Grande em direção ao distrito, o trajeto até o distrito dura em média duas horas e é animado por diversos trios de forró. Em Galante, os turistas são recebidos por quadrilhas juninas, e durante a festa pode-se encontrar diversos restaurantes de comidas típicas, ilhas de forró e diversas atrações locais e regionais no Mercado Público e no Palco Principal da festa.

Galante faz parte da divisão territorial do Município de Campina Grande desde 1936, conforme consta em documentos oficiais. Uma particularidade: a linha férrea, que passa pela rua principal, dividindo-a ao meio, constitui um marco na história desse distrito, que conta com uma população estimada em cerca de 10 mil habitantes. Sua história remonta à época em que a Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima – RFFSA estava sendo construída pela Great Western – empresa de origem inglesa. Na primeira década de 1900, mais precisamente, em 1907, inaugurou-se a Estação Ferroviária de Galante, localizada no trecho Itabaiana-Campina, o que possibilitava a ligação com a capital do estado, além de facilitar o escoamento do principal produto industrial e comercial da Paraíba, naquele momento: o algodão. Hoje em dia, a linha de transporte de passageiros foi desativada e atualmente o transporte ferroviário é exclusivo para o transporte de cargas.

Além da estação, outros pontos são importantes no distrito, como por exemplo o açude José Rodrigues, a Fazenda Santana, o Restaurante Casa de Cumpadi - com passeio ecológico, tirolesa, passeio de cavalo e carroça e comida regional -, dentre outros.

Textos editados a partir dos sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Galante_(Campina_Grande)

É isso! Foi bom conhecer um pouco mais sobre Galante!

Abraços a todos!

2 comentários:

  1. ficou lindo a historia de galante é linda talita vc está de parabéns lindoooo De:suas admiradoras secretas Dica:somos do 6º "B" manhã

    ResponderExcluir
  2. amei muito saber um pouco mais do meu distrito

    ResponderExcluir

Esse espaço é seu! Pode comentar, elogiar, criticar e opinar, sempre usando o bom senso. Obrigada por participar!